219 458 670 / 219 446 417 | geral@jf-moscavideportela.pt

Natal com Vida

O Natal é, acima de tudo, o encontro das pessoas. O centro do Natal está onde as pessoas se encontram, onde estabelecem laços e os reforçam. O Natal são as sensações que nos tornam mais humanos.

Fazer das pessoas o centro do Natal tem sido o espírito com que a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela tem orientado a sua ação nesta quadra. A solidariedade e a capacidade para nos fazer lembrar e agir para com os mais frágeis é o símbolo de uma Junta que elege a comunidade como espaço e território de uma nova forma de estar e fazer.

Ao invés da espetacularidade das grandes, mas efémeras, ações, temos investido num olhar diferente onde o Natal se vive através de gestos.
Mas o Natal é também magia, especialmente para os mais pequenos que, nesta quadra, formam as suas memórias mais doces. O Natal é de todos, mas ganha uma dimensão muito especial junto das crianças que através do brilho dos sorrisos aquecem este tempo.

Estamos conscientes destas duas dimensões e tentamos que o brilho do Natal aconteça para todos e em todos os lugares.

A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela tem vindo ao longo dos anos a desenvolver um conjunto de atividades diversas que designamos de “Natal com Vida”, que se desenvolvem entre 1 de dezembro e 7 de janeiro. Um projeto que implementámos no início deste mandato e que é hoje uma referência, pela criação de uma dinâmica de comunidade durante todo este período, com um conjunto de eventos e iniciativas, que procuram convidar visitantes e comunidade a sair à rua e a viver esta quadra natalícia. Este projeto tem como base a envolvência de várias entidades que compõem o tecido social, educativo e corporativo da freguesia e do concelho.

Serão muitas dezenas de atividades entre 1 de dezembro e 7 de janeiro, haverá cânticos de Natal, carrosséis, mercados temáticos, comboio de natal, demonstrações de dança e de música, espetáculos de natal, rastreios, tardes de fado, entre muitas outras atividades, desenvolvidas em parceria com várias entidades.

Deste programa fazem naturalmente parte ações que visam criar condições para um recurso ao comércio local no momento de fazer as suas compras, estimulando assim a economia local, mas também ações de solidariedade que levem o Natal a todos os lugares e a todas as pessoas.
Ao longo dos últimos anos optámos pela sobriedade e rigor, devido a constrangimentos orçamentais graves, concentrámos recursos nas ações mais relevantes que de facto ilustrassem o Natal dos laços entre as pessoas e estimulassem a partilha como elemento central desta quadra.
Sem perder de vista que o mais importante será sempre as pessoas, a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela conseguiu este ano encontrar as soluções necessários para instalar alguma iluminação natalícia nas rotundas existentes de Moscavide e da Portela.

Numa envolvência e participação ativa, que é a base do projeto “Natal com Vida” a Avenida de Moscavide terá a sua iluminação de Natal assegurada pela Câmara Municipal de Loures e a área circundante ao Centro Comercial da Portela será assegurada à semelhança dos anos anteriores, pela Administração do mesmo.

A luz mais importante continuará a ser aquela que vem das pessoas e dos seus gestos mais solidários.

Que a luz ilumine o Natal mas acima de tudo que brilhe em todos nós.