CEDÊNCIA DE EQUIPAMENTOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS| PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19

E exclusão social é um dos primeiros danos que as crises trazem com elas. Esta pandemia não é exceção e as consequências da desigualdade já se fazem sentir entre a nossa comunidade.

A interrupção das aulas presenciais nas escolas e a sua substituição por aulas à distância com recurso a plataformas digitais, mostrou que nem todas as crianças têm acesso aos mesmos meios. Esta desigualdade traduz-se numa perda de oportunidades para crianças que têm na escola e na educação uma forma de melhorarem a sua qualidade de vida no futuro.

Uma comunidade envolvida como a nossa não pode permitir que tal aconteça.

Uma verdadeira comunidade apoia-se nos momentos de maior fragilidade como este.

As Associações de Pais da Freguesia de Moscavide e Portela, demonstrando a sua capacidade de organização e dinamismo em torno de causas maiores, criaram uma plataforma de “crouwdfunding” que visa angariar donativos para que se proceda à aquisição de equipamentos que permitam aos alunos com menores recursos, aceder às aulas através das plataformas digitais.

Um gesto que devemos reconhecer e apoiar através dos nossos donativos e uma ação a que a Junta de Freguesia se associou desde a primeira hora fazendo uma divulgação massiva junto da comunidade.

A Junta de Freguesia está totalmente disponível e comprometida em apoiar e divulgar este tipo de iniciativas que resultam de um estimulante exercício de cidadania ativa por parte dos cidadãos desta freguesia e que nos deve orgulhar.

Porém, para além das palavras, contam os gestos. A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela realizou um esforço adicional e adquiriu 10 equipamentos que permitirão a 10 crianças e jovens da nossa freguesia um acesso simplificado e eficaz à escola à distância e que, acreditamos, se traduzirá num apoio efetivo para o seu sucesso e progressão escolares.

Este é um esforço que fazemos cientes de que a Junta de Freguesia, apesar de todos os constrangimentos, deve dar um sinal claro de que está presente em todos os momentos e deve participar ativamente na construção de soluções.

Estes equipamentos serão entregues, em regime de empréstimo, ao Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, porque entendemos ser o meio mais eficaz de os fazer chegar a quem deles mais necessita e de forma célere para que desde já estes meninos e estas meninas possam aplicar-se na escola e continuar a aprender.

Agradecemos o gesto das Associações de Pais que mais uma vez são parceiros fundamentais para esta nossa comunidade e estimulamos para que todos os que possam contribuir para esta ação o façam enviando o seu donativo para a plataforma de que deixamos o link: www.ppl.pt/causas/ensino

É nas grandes crises que se percebem as desigualdades, mas é também nas grandes crises que se encontram as grandes comunidades e os grandes exemplos de excelência, altruísmo e solidariedade.

A Junta de Freguesia está focada em contribuir para as grandes causas. Lado a lado com quem precisa!

PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS