219 458 670 / 219 446 417 | geral@jf-moscavideportela.pt

ENTREVISTA

Nome: Fernanda Judite Barreto Cruzeiro

Funções: Trabalhadora da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

Idade: 60

Filhos: 1

“…”

🎙 Há quanto tempo trabalha na Junta de Freguesia e quais as Funções?

Trabalho na Junta de Freguesia desde 1996. Tenho funções administrativas, tendo desempenhado as mesmas em vários locais, tais como no Centro de Dia, no Edifício Central da Junta e neste momento no Centro Cultural.

🎙 Descreva-nos as suas tarefas quotidianas na Junta de Freguesia?

As minhas tarefas na Junta de Freguesia, neste momento, prendem-se essencialmente com a Assembleia de Freguesia, mas também dou um pequeno apoio a questões relacionadas com o Centro Cultural e também à Assistente Social.

🎙 Fale-nos um pouco do seu dia-a-dia?

No meu dia a dia não há muito a dizer, moro em Moscavide, nasci aqui, esta é a minha terra, entro ao serviço às 9h no Centro Cultural, saio às 13h para o almoço e regresso às 14h, saio do serviço às 17h, durante estas 7 horas de trabalho realizo as tarefas que estão programadas para o dia e outras que vão aparecendo e no final regresso a casa.

🎙 O que o/a motiva mais neste trabalho?

O que me motiva mais neste trabalho, que como já disse prende-se essencialmente com a Assembleia de Freguesia, é o facto de estar por dentro dos assuntos que se discutem e debatem na Freguesia isto porque sou eu que dou apoio às Assembleias de Freguesia e sou eu também que elaboro as atas dessas Assembleias.

🎙 Sente-se realizado/a profissionalmente?

Aos poucos vou-me sentindo mais realizada, até porque por vários motivos sinto-me bem no local onde estou a trabalhar, é tranquilo e o próprio trabalho não exige grande stress.

🎙 Qual a experiência que mais gostou até hoje no seu trabalho?

Ao longo destes anos a experiência o que mais gostei foi de facto ter trabalhado no Centro de Dia, trabalhei lá perto de 12 anos, gostei muito, claro que hoje seria diferente, até porque muita coisa mudou, entretanto.

🎙 Se pudesse mudar algo na freguesia, o que mudaria?

Mudaria o facto de ter havido a União das Freguesia de Moscavide e Portela, aliás se eu pudesse mandar esta união nunca teria existido.

🎙 Como é ser funcionário de uma Junta de Freguesia?

Eu não posso falar de outras Juntas de Freguesia porque a minha experiência passa apenas pela Junta de Moscavide e agora Moscavide e Portela, durante os últimos 4 anos (o anterior mandato autárquico de 2013 a 2017) foi um inferno, mas neste momento gosto bastante, temos um Presidente jovem cujo lema se distingue pelo slogan “ primeiro as pessoas” quer sejam fregueses ou trabalhadores e falando apenas por mim posso dizer que me sinto completamente à vontade e claro cumpro os meus deveres logo tenho os meus direitos e nada mais há dizer

🎙 Que mensagem gostaria de deixar a todos os Fregueses de Moscavide e da Portela?

Que apesar de serem realidades completamente diferentes, neste momento somos apenas uma Freguesia, vamos todos fazer um esforço para que seja uma Freguesia melhor onde não pode haver distinções entre fregueses de Moscavide e Portela e que todos os fregueses compreendam isso, pois só assim seremos capazes de evoluir, porque acredito e sei que por parte da Junta esse esforço existe.

“…”

Vamos Juntos. Primeiro as Pessoas!