COMUNICADO | FREGUESIAS DA ZONA ORIENTAL DO CONCELHO DE LOURES – VACINAÇÃO COVID19

148063174_3667635913328975_5318200335816951536_n

A Vacinação de pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50, mas com doenças associadas, é um factor fundamental para conter a Pandemia de Covid19, reduzindo o contágio e aumentando a segurança.
É fundamental que esta fase da vacinação decorra da forma mais eficaz possível e que TODAS as pessoas tenham ACESSO À SUA VACINA.
A nossa saúde, o nosso futuro, depende disso.
Apesar dos esforços realizados pelas Juntas de Freguesia da Zona Oriental do Concelho de Loures, junto das autoridades de saúde para a instalação de um centro de vacinação nesta área do Concelho, a mesma não foi possível, sendo o único centro de vacinação instalado na freguesia de Loures.

Esta situação poderia resultar em limitações graves no acesso às vacinas pela impossibilidade de deslocações ao centro de vacinação, não podemos deixar por isso de lamentar a falta de planeamento e a implementação de medidas por parte da Câmara Municipal de Loures, para mitigar esta situação, recordando que a Zona Oriental do Concelho de Loures, representa 70% da população do Concelho.

Apesar dos nossos apelos e da disponibilização de espaços e equipamentos das Juntas de Freguesia, tal não foi possível.

Sabemos das dificuldades em matéria de transporte público para o qual é absolutamente essencial dar uma resposta concreta. Ninguém pode ficar para trás neste objetivo coletivo. Ninguém pode ficar limitado ou impedido no seu acesso à vacina.

É fundamental que as pessoas com limitações de mobilidade, assim, como todos os nossos seniores e doentes de risco, tivessem uma resposta clara.

UNIDOS, PELA SUA SAÚDE, é essa resposta.

As Juntas de Freguesia da Zona Oriental do Concelho de Loures, assinaram uma parceira e vão assegurar o transporte de todas as pessoas até ao Centro de Vacinação em Loures.

As Juntas de Freguesia: Moscavide e Portela, Sacavém e Prior Velho, Camarate, Unhos e Apelação, Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, conscientes da necessidade de criar condições para que todos os cidadãos tenham meios de transporte para o Centro de Vacinação, criaram uma parceria em conjunto com o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Loures, para assegurar que todas as pessoas possam aceder de forma cómoda e segura ao local de vacinação, disponibilizando toda a informação e comunicação necessária com os cidadãos em questão.

É uma RESPOSTA CONCRETA, CLARA, EFICAZ E DECISIVA PARA TODOS aqueles que tenham dificuldades de mobilidade, séniores e doentes de risco, que não tenham meios de transporte próprios, ou simplesmente se sintam mais confortáveis e seguros com este serviço.

O UNIDOS, PELA SUA SAÚDE, será um serviço de transporte, gratuito, para todas as pessoas que estejam integradas na 1ª fase de vacinação, que recolherá os cidadãos em pontos identificados nas freguesias associadas, assegurando naturalmente o seu regresso até ao ponto de recolha, assim, como também para os cidadãos com mobilidade reduzida a recolha diretamente no domicílio. Mais informamos, que em todos os transportes existirá pessoal especializado no transporte de doentes e com formação especifica no âmbito do socorro.

É um investimento realizado pelo conjunto de freguesias que resulta de uma parceria destas autarquias para preencher um vazio de resposta quer em matéria de transportes públicos, quer em matéria de oferta de postos de vacinação de proximidade e pela ausência de uma estratégia e medidas da Câmara Municipal de Loures.

Os Presidentes e executivos das Juntas de Freguesia integrantes desta parceria, sabem que estamos num momento em que importa MOBILIZAR TODOS OS RECURSOS, UNIR TODAS AS FORÇAS E GERAR A ENERGIA NECESSÁRIA PARA QUE NENHUM CIDADÃO FIQUE PARA TRÁS.

AS PESSOAS NÃO SÃO NÚMEROS! SÃO A NOSSA MAIOR PRIORIDADE!

UNIDOS PELA SUA SAÚDE, é a nossa forma de dizer que estamos juntos nesta “batalha” pela saúde coletiva e que tudo faremos para apoiar todos os cidadãos que careçam de resposta aos seus problemas.

Estamos e estaremos UNIDOS, PELA SUA SAÚDE!

Em breve comunicaremos toda a informação referente a esta iniciativa.

JUNTAS DO ORIENTE – LOURES | JUNTAS NO COMABTE À COVID19 – ESTAMOS AQUI POR SI!
MOSCAVIDE E PORTELA | SACAVÉM E PRIOR VELHO | CAMARATE, UNHOS E APELAÇÃO | SANTA IRIA DA AZÓIA, SÃO JOÃO DA TALHA E BOBADELA